O ballet é um forte aliado contra o envelhecimento, pois dá firmeza ao corpo e ao espírito. Com o tempo as pessoas tendem a perder “altura". Isso acontece porque o corpo 'senta' e se encolhe". Mas quem estudou ballet incorpora uma postura física e mental que favorece não só o corpo mas também o espírito, que permanece ágil.

O envelhecimento é um fator que gera grandes transformações no organismo, e essas transformações em sua maioria são prejudiciais para os indivíduos tornando-os descontentes com sua imagem e também gerando limitações, pois o corpo se torna mais lento sendo incapaz de realizar as atividades como em tempos anteriores.

O envelhecimento faz com que o organismo funcione de forma diferenciada e o corpo torna-se menos flexível, os movimentos são mais lentos com perda da agilidade, as articulações vão perdendo a mobilidade e elasticidade, os ossos ficam mais fracos, ocorre uma deterioração do aparelho bronco pulmonar, gerando um comprometimento de todo o sistema respiratório, o aparelho cardiovascular também sofre diminuição de sua capacidade, ocasionando várias patologias decorrentes dessa situação.

Assim surge a necessidade de procurar formas para minorar os efeitos do envelhecimento e isso pode ser adquirido através da dança que é considerada por muitos autores uma das atividades mais completas.

Desta forma a dança é a melhor opção para indivíduos da terceira idade, pois é uma atividade realizada em grupo facilitando a integração e fortalecimento das amizades, com superação de limites físicos, diminuindo assim as angustias e incertezas que cercam este grupo durante a vida cotidiana.

Todos esses benefícios ainda podem ser transferidos para o dia-a-dia: as tarefas ficam mais fáceis e leves e o fortalecimento dos músculos os torna menos suscetíveis a acidentes.